Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

No dealbar do novo século marcado por uma cada vez maior automatização, diversas questões éticas e práticas se colocam à Humanidade, nomeadamente: como adotar a tecnologia sem nos tornarmos escravos dela? Nesta obra o futurólogo Gerd Leonhard alerta-nos para as grandes mudanças civilizacionais em curso, decorrentes do desenvolvimento tecnológico, que poderão alterar a nossa sociedade, economia, valores e, em última análise, até a nossa própria biologia.

Trata-se da sua perspetiva sobre o rumo que o Homem está a tomar em direção ao futuro, lançando as bases para a formulação de questões que promovam o debate necessário ao prosseguimento racional da evolução tecnológica, e o pensar das questões éticas colocadas pela inteligência artificial.

Neste catálogo editado em 2019, ano que assinalou os 50 anos de existência do Museu Gulbenkian, somos convidados a conhecer as soluções expositivas adotadas na abertura do museu ao público, em 1969, concebidas com aconselhamento do designer italiano Franco Albini. Ficamos também a conhecer e a percorrer formas de expor noutros países, encontradas pelos designers e arquitetos Carlo Scarpa, Alison e Peter Smithson, Franco Albini e Franca Helg, Aldo van Eyck e Lina Bo Bardi.