Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

No passado dia 5 de maio, comemorou-se o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes, o que faz com que seja a 4ª língua mais falada em todo o mundo.

Estas celebrações foram realizadas pela primeira vez, este ano. A este propósito, Ana Serra e Ricardo Garcia, da Fundação Francisco Manuel dos Santos criaram a infografia denominada “Português modo de usar”. Utilizando bases de dados de textos publicados na Internet, em Portugal, os autores destacam: “as palavras que mais usamos”, “a língua é dinâmica” ou “já não se escreve assim”. De um modo visualmente apelativo e, em jeito de súmula, são apresentados factos relevantes sobre a língua portuguesa.

A publicação "Meu Dito, Meu Escrito" é uma compilação de textos redigidos por Maria Ângela Brito de Sousa (1939 - 2020), ao longo da sua carreira. A autora do livro foi “Cientista, imunologista, médica, professora universitária, mas também escritora e humanista, Maria de Sousa é inequivocamente uma referência marcante da Ciência em Portugal e uma referência internacional na área da Imunologia”.

O livro é o resultado de diversificados textos (“apresentados em conferências, publicados em revistas e jornais, anotações, dedicatórias e memórias”), que foram sendo elaborados no âmbito de convites, ou das suas atribuições profissionais e, de proveniências tão distintas, como a Fundação Calouste Gulbenkian ou o Festival de Paredes de Coura, a título de exemplo. É possível verificar a importância que Maria de Sousa atribuía a “um sentimento de orgulho por ser portuguesa e a oportunidade de poder repudiar vivamente todos os que na História em geral e na História da Ciência em particular procuraram eliminar os melhores”.