Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

Da editora Dom Quixote e da autoria do escritor e político Manuel Alegre, o título As Sílabas de Amália é uma novidade da literatura portuguesa que assinala o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. Um livro que é um tributo no seu todo e, em particular, através de um novo poema que o autor dedica à fadista. Da editora Dom Quixote e da autoria do escritor e político Manuel Alegre, o título As Sílabas de Amália é uma novidade da literatura portuguesa que assinala o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. Um livro que é um tributo no seu todo e, em particular, através de um novo poema que o autor dedica à fadista.

A obra exprime a visão que o poeta Manuel Alegre tem do fado - em muito influenciada por Amália Rodrigues -, reúne os quatro poemas de Alegre cantados por Amália e ainda os que sobre a fadista o poeta escreveu. A obra exprime a visão que o poeta Manuel Alegre tem do fado - em muito influenciada por Amália Rodrigues -, reúne os quatro poemas de Alegre cantados por Amália e ainda os que sobre a fadista o poeta escreveu.

Oliveira Salazar - Discursos e Notas Políticas | 1928 a 1966 - Obra completa de António de Oliveira Salazar é uma referência literária de temática política. Embora não represente uma novidade (a sua edição data de 2016), o título voltou a surgir com destaque recentemente, por ocasião dos 50 anos passados da morte de Salazar. Oliveira Salazar - Discursos e Notas Políticas | 1928 a 1966 - Obra completa de António de Oliveira Salazar é uma referência literária de temática política. Embora não represente uma novidade (a sua edição data de 2016), o título voltou a surgir com destaque recentemente, por ocasião dos 50 anos passados da morte de Salazar.

Nesta obra, a Coimbra Editora reúne as últimas edições publicadas pelo autor, entre 1945 e 1967, para disponibilizar ao leitor, numa só obra, as versões integrais dos discursos e das notas políticas com a assinatura de Salazar. Mais do que isso, e da autoria do Professor Doutor Telmo Verdelho, a obra incluiu um índice de nomes próprios e de frequência de palavras. Nesta obra, a Coimbra Editora reúne as últimas edições publicadas pelo autor, entre 1945 e 1967, para disponibilizar ao leitor, numa só obra, as versões integrais dos discursos e das notas políticas com a assinatura de Salazar. Mais do que isso, e da autoria do Professor Doutor Telmo Verdelho, a obra incluiu um índice de nomes próprios e de frequência de palavras.

Uma coleção que se apresenta como exclusiva e inédita, em que cada título remete para uma área temática, como por exemplo, “Comboios”, “Vida familiar”, “Vida rural”, “Alta Sociedade”, “Revoltas”, “Colónias”, entre outras. Uma coleção que se apresenta como exclusiva e inédita, em que cada título remete para uma área temática, como por exemplo, “Comboios”, “Vida familiar”, “Vida rural”, “Alta Sociedade”, “Revoltas”, “Colónias”, entre outras.