Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

No Lazareto, de Rafael Bordalo Pinheiro, um opúsculo nascido da quarentena no Lazareto de Porto Brandão após a chegada de Bordalo Pinheiro do Brasil em 1879. No Lazareto , de Rafael Bordalo Pinheiro, um opúsculo nascido da quarentena no Lazareto de Porto Brandão após a chegada de Bordalo Pinheiro do Brasil em 1879.

Publicado dois anos depois sob o título «No Lazareto de Lisboa» retrata os quatro anos vividos no Brasil, a viagem de paquete e os dias no Lazareto. Publicado dois anos depois sob o título «No Lazareto de Lisboa» retrata os quatro anos vividos no Brasil, a viagem de paquete e os dias no Lazareto.

Nas palavras do próprio: “O lápis correu às vezes galhofeiro, mas nos seus traços funambulescos não vem a intenção de melindrar a terra onde nem sequer morri de febre-amarela”. Nas palavras do próprio: “O lápis correu às vezes galhofeiro, mas nos seus traços funambulescos não vem a intenção de melindrar a terra onde nem sequer morri de febre-amarela”.

Esta obra está disponível em linha aqui.

Esta obra está disponível em linha aqui.

A publicação História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades é uma obra coletiva, com organização de Tiago Brandão, que percorre século e meio de ideias e autores no quadro da implantação da modernidade científica e técnica em Portugal. A publicação História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades é uma obra coletiva, com organização de Tiago Brandão, que percorre século e meio de ideias e autores no quadro da implantação da modernidade científica e técnica em Portugal.

Através de uma metodologia comum a todos os colaboradores, a saber a biografia, compulsa uma diversidade de temas no âmbito da História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. Através de uma metodologia comum a todos os colaboradores, a saber a biografia, compulsa uma diversidade de temas no âmbito da História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia.

Edição com a chancela do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Edição com a chancela do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.