Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

Foi recentemente apresentado o livro intitulado "Portugal de Antes da História. Da Dinâmica Global aos Processos Geológicos" da autoria de Rui Dias, professor no Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, membro integrado do Instituto de Ciências da Terra e Diretor Executivo do Centro de Ciência Viva de Estremoz. A obra fornece noções detalhadas, ainda que elementares, para a compreensão da evolução geológica do território português e dos diversos ciclos tectónicos que o formaram, sendo ilustrada por imagens originais.

Trata-se do primeiro volume de uma trilogia, intitulada “Portugal de antes da História; 600 milhões de anos de Evolução”.

No presente mês sugerimos a leitura da obra “Universo Humano”, editada em 2014 e reeditada pela editora Desassossego em janeiro de 2020.

A obra de Brian Cox (físico e professor da Universidade de Manchester) e Andrew Cohen (formado em Fisiologia e Farmacologia, pela Universidade de Manchester), tem como análise a tentativa de compreensão, feita pelo Homem, da Natureza e do Universo e as questões que se colocam no seguimento dessa análise.

O livro é baseado numa série com o mesmo nome, de cinco episódios, realizada pela BBC em 2014.