Biblioteca da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Biblioteca da FCT

A Biblioteca da FCT, composta por quatro coleções, coloca à disposição dos seus leitores um importante conjunto de recursos de informação essencialmente vocacionados para a história das políticas de ciência e tecnologia no contexto nacional e internacional, no século XX. FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

A Coleção da FCT é constituída por periódicos e monografias, especializadas em gestão e políticas de ciência e tecnologia, história institucional, e ainda em disciplinas como a história das ciências e das tecnologias. A coleção inclui também edições dos extintos Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), obras que abrangem um leque muito variado de temas e áreas científicas. The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

Pode também ser consultada a Coleção Planos de Fomento e a Biblioteca David Ferreira que é constituída pela Coleção Augusto Pires Celestino da Costa e Coleção José Francisco David Ferreira. FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Os nossos livros...

Our books...

Sugestões de leitura Reading suggestions

O livro “Augusto P. Celestino da Costa (1884-1956), A cruzada pela ciência portuguesa” é uma homenagem a dois protagonistas: Augusto Pires Celestino da Costa e José Francisco David Ferreira (1929-2013), respetivamente mestre e discípulo.

David Ferreira quis prestar homenagem a Celestino da Costa, a sua ideia era escrever este livro. Mas acima de tudo “fazer justiça à memória do seu Mestre”. Tendo como base de trabalho, um esboço da autobiografia de Celestino da Costa e, os testemunhos dos que com ele privaram.

Tiago Brandão, doutorado em História Contemporânea, e investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH/UNL) foi o responsável pela redação desta dupla homenagem, a “pedido da família e dos continuadores da obra de David Ferreira”.

No ACT é possível consultar os espólios de ambos os homenageados desta publicação em https://arquivo.fct.pt/.

A publicação “Homo Biologicus. Como a biologia explica a natureza humana” da autoria de Pier Vincenzo Piazza, pretende responder a questões que têm sido feitas há séculos acerca do “mistério da excecionalidade humana”.

O autor é psiquiatra e investigador; e também um estudioso da Evolução e da Biologia. Atualmente desenvolve o seu trabalho no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM), em França.

Piazza defende a ideia de que “Só ligando os pontos (…) é possível ver a nossa história como um todo, com as implicações revolucionárias que isso nos traz. Uma mudança de paradigma que pode abrir novas portas à nossa evolução”.