Search on the library catalog

Library of Fundação para a Ciência e a Tecnologia

FCT’s library makes its holdings available for researchers interested in information resources essentially focused on the history of science and technology policies within a national and international context, in the XXth century.

The library collection features journals, monographs, books and various other publication types on management and policies of science and technology, institutional history and history of science and technology.

FCT’s library holds as well a collection of editions published by the extinct National Institute of Scientific Research (INIC) and National Board of Scientific and Technological Research (JNICT). These books comprise a wide range of scientific fields and are also available for consultation.

Our books...

Reading suggestions

Por vezes cara aos historiadores portugueses, a perspetiva nacionalista é afastada na forma como o professor Onésimo Teotónio Almeida encara o período compreendido entre os séculos XV e XVI da História de Portugal. Falamos, naturalmente, do período da Expansão portuguesa, caracterizado por um tremendo desenvolvimento científico.

O século dos prodígios ‒ A ciência no Portugal da Expansão foi lançado no passado mês de outubro com a chancela da Quetzal e, para além de querer corrigir as pretensões vanguardistas da historiografia nacional, pretende contornar a historiografia anglo-americana, que bastas vezes manifesta o seu desconhecimento relativamente ao papel de Portugal na Ciência.

Ao revisitar os sinais de um inovador interesse pela Natureza e o seu conhecimento, que se manifestavam em finais da Idade Média em Portugal, conhecem-se os anos de ouro do progresso científico nacional e a maneira como contribuíram para as viagens desses séculos, bem como para viagens vindouras.

A monografia A ciência aberta ‒ o contributo da ciência da informação. Atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC, com coordenação de Maria Manuel Borges e Elias Sanz Casado, reúne nas suas quase duas mil páginas as atas do encontro que se realizou no ano transato na Universidade de Coimbra, nos dias 20 a 22 de novembro.

Com um foco particular na necessidade de abrir fronteiras na disciplina das Ciências da Informação, o VIII Encontro EDICIC procurou sublinhar o papel social da ciência e a necessidade de ver a investigação de forma mais aberta e participativa. Assim, as comunicações aqui presentes reflectem as formas e modelos de comunicação de ciência entre pares, mas também incluindo a sociedade em geral.

Os subtemas, nos quais foram organizados os trabalhos, são os seguintes: ciência aberta, avaliação da ciência, formação em ciência da informação e perspectivas profissionais, perspectivas de investigação (tendências atuais e persepetivas futuras), e perpetivas epistemológicas.